Universidade de Liverpool cria turbina eólica com placas solares

Por que se contentar com uma fonte energética renovável quando você pode produzir energia com duas ao mesmo tempo?

A equipe da Universidade de Liverpool, liderada pelo Dr. Joe King, desenvolveu uma solução para aqueles que afirmar que turbinas eólicas só funcionam quando o vento está soprando acoplando placas fotovoltaicas nas pás giratórias, dobrando sua funcionalidade possibilitando a captura de raios solares em dias que o vento não está tão favorável.

As simulações do modelo, entretanto, mostraram que as superfícies da placa poderiam refletir raios solares e atrapalhar a visibilidade de aeronaves que sobrevoam a região. Além disso há especulação de as placas possam concentrar os feixes solares e causarem incêndios. Para isso, foi uma utilizado um revestimento no painel para minimizar a reflexão.

O projeto agora se encontra em fase de testes de campo, com os desenvolvedores encolhendo o local para instalação do seu modelo de turbina eólica, que não ocorrerá na universidade devido ao clima da região. Para isso estão buscando instalar em locais como a Irlanda devido aos seus fortes ventos e verões com alta incidência luminosa.