Impressão 4D: Uma evolução da manufatura aditiva

Certamente você já conhece sobre impressoras 3D e a possibilidades de criar protótipos de maneira rápida e barata, mas já ouviu falar em impressão 4D? Essa tecnologia, na verdade, trata-se de um processo muito mais simples do que parece.

Essa nova técnica consiste em uma evolução da impressão 3D, fazendo que os materiais mudem sua forma ao longo do tempo, criando geometrias diferentes com base no ambiente que a peça está inserida. Alguns exemplos de gatilhos que promovem uma transformação são água, corrente eléctrica, temperatura, pressão, incidência luminosa, entre outros. Sendo assim o tempo a nova.

A maneira que ela funciona é intercalando trechos de materiais flexíveis e sensíveis a uma dada condição (como temperatura), com materiais rígidos. Assim, quando exposto a um estado que altera as propriedades do material flexível, a parte rígida ainda mantém a estrutura  e robustez da peça mesmo após a mudança de geometria.

Uso dessa tecnologia envolve, por exemplo, desenvolvimento de peças de roupa “inteligentes” que se adaptam ao crescimento de corpo humano ou próteses que se modificam com a cicatrização. Além de aplicações industriais como válvulas que se fecham com a temperatura da água.

A impressão de objetos 4D ainda não pode ser realizada em impressoras 3D convencionais, principalmente devido aos materiais necessários, que além de serem mais caros, requerem cuidados especiais.

O vídeo abaixo demostra alguns processos da impressão 4D:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *