
Edifícios são construções que requerem alto consumo de energia. Para abastecer grandes áreas urbanos repletas de unidades comerciais e residenciais é necessário o uso extensivo de recursos naturais, que estão se tornando cada vez mais escassos. Uma alternativa para diminuir o impacto é a utilização de geradores de energia elétrica incorporados a construção, podendo até suprir o abastecimento da rede.
Para isso, uma solução foi desenvolvida para auxiliar na geração de elétrica em edifícios, o BIPV (Building Integrated Photovoltaic) criando pela empresa Glass Block Technology em parceria com a Universidade de Exeter.
O Solar Squared, como é chamado, consiste em um bloco de vidro modular, muito semelhante a outros blocos decorativos comuns, mas com a capacidade de armazenar energia solar para convertê-la em energia elétrica para o estabelecimento no qual foi instalado.
Isso acontece porque há em seu interior pequenas células fotovoltaicas e o vidro funciona como uma lente, potencializando os raios solares e aumentando a produção de energia, que pode ser usada imediatamente ou armazenada em uma bateria.
Apesar de ser uma opção mais cara do que o bloco de vidro convencional, o Solar Squared consegue melhorar o isolamento térmico das instalações por absorver mais energia solar incidente. Assim, além de amenizar o impacto gerado pelas indústrias contra a natureza e serem atraentes para o consumidor, o produto também contribui para a melhoria da sua qualidade de vida.