Showerloop: o chuveiro que permite reaproveitar a água no próprio banho

O assunto da sustentabilidade, consumo e economia de água e energia elétrica merece grande destaque, principalmente devido à escassez de recursos naturais em diferentes localidades do mundo. Assim, diante de tais problemas, uma equipe de pesquisadores da Finlândia coordenada por Jason Selvarajan (presente na capa do post) desenvolveu o Showerloop, um chuveiro que permite a reutilização da sua água durante o banho.

Ele funciona em um circuito que primeiro passa a água por uma tela que retém os fios de cabelo e partículas maiores de sujeira. Depois disso, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que permitem a eliminação das partículas de sabão. Após esse processo, a água do banho é esterilizada por uma lâmpada de luz ultravioleta, sendo bombeada de volta ao chuveiro. Ao final do banho essa mesma água pode ser utilizada para a descarga ou para regar as plantas.

A economia tanto de água como de energia é alta, sendo que a quantidade máxima de água utilizada pelo sistema é de 10 litros, independente do tempo do banho, além disso como ela é reutilizada, o aquecimento da água a temperatura ambiente para a desejada no chuveiro só precisa ocorrer uma vez, após isso a energia é utilizada somente para manter a temperatura do banho.

No momento do seu lançamento, o custo do Showerloop era de €1500,00, mais o valor referente a sua instalação. Porém, atualmente o produto está também em uma plataforma “open source” que permite o usuário a montar seu próprio kit com a lista de componentes disponíveis no site da empresa.

Confira algumas imagens da concepção:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *