Retrospectiva 17.2

Chegando ao fim de mais um semestre, é bom relembrar o que conquistamos, quais projetos tiveram sucesso, e refletir sobre como podemos crescer. Trazemos, então, uma breve retrospectiva do semestre 2017.2 da equipe CAME, destacando alguns dos projetos de que mais nos orgulhamos e alguns em que já estamos trabalhando para melhorar no próximo semestre.

IV SARAU: Esta edição do Sarau foi uma parceria entre três centros acadêmicos – nós, o CALEQA e o CALESA. O Sarau é um evento muito querido por seus frequentadores, sendo um ambiente descontraído em que todos são muito bem-vindos a expor seus talentos e apreciar a comida, a bebida e a música. E fique ligado: já estamos cheios de planos para o próximo!

CAPACITAÇÕES: Esse semestre trouxe muito crescimento aos membros do CAME. Começamos aprendendo a usar o LaTeX e padronizando nossos relatórios. Estudamos mais sobre nossa plataforma de gerenciamento de projetos, o Trello. Organizamos um curso de Excel para a graduação, em parceria com a empresa Lean Solutions. E finalmente, participamos de um curso de oratória ao longo de duas semanas, com foco em apresentações em público e técnicas de feedback.

OPTATIVAS 18.1: Um projeto novo, com um objetivo simples e audacioso – negociar com os professores e a chefia do departamento a abertura de turmas de disciplinas optativas, com base na vontade dos alunos de cursá-las. E o resultado foi impressionante! De todas as disciplinas que tiveram 12 ou mais votos em nossa pesquisa de intenção de matrícula, quase 90% serão ofertadas no próximo semestre.

HUMANS OF MECÂNICA: Também um projeto novo, que contou um pouco sobre a trajetória de pessoas ligadas ao departamento EMC que tiveram conquistas notáveis e muita experiência a compartilhar. Nosso campeão de audiência do semestre, promete crescer ainda mais.

REFORMAS NA SEDE: Neste semestre, a sede do CAME passou por diversas mudanças para se tornar mais receptiva e aconchegante. Os sofás e a porta foram restaurados; um novo quadro de avisos foi fixado; e quadros decorativos de eventos completam o visual. Para o próximo semestre, estão nos planos a pintura da parede, restauração das janelas e fixação dos nossos quadros de missão, visão e valores.

COBEM 2017: A 24ª edição do COBEM, o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, aconteceu em Curitiba. Estando tão perto, pensamos que seria interessante organizar uma excursão, levando nossos alunos para o evento. E foi: além de marcar presença nos eventos e prestigiar os graduandos e professores do EMC que apresentaram seus trabalhos, os participantes aproveitaram a semana para conhecer a cidade.

FEEDMEC: Um dos projetos mais importantes que realizamos, teve algumas modificações para que o formulário se tornasse mais fácil de responder e a apresentação do documento de resultados de cada professor fosse mais concisa e visualmente agradável. Além disso, um novo método de compilar as respostas diminuiu e muito a carga de trabalho para sua entrega, garantindo mais eficiência no processo. No próximo semestre, o formulário será ainda reformulado e otimizado, a divulgação da pesquisa será mais intensa e extensa e os resultados serão analisados em conjunto com os de um novo elemento do projeto, introduzido neste semestre – uma avaliação das turmas, feita pelos professores.

CAME.UFSC.BR: Finalmente, destacamos nosso novo meio de comunicação, exposição de projetos e criação de conteúdos relevantes – o site do CAME! Aqui, você pode conferir, além das postagens no blog, os membros da nossa equipe e os produtos EMC disponíveis para compra e seus preços. Em breve, traremos aqui mais novidades!

Esses foram alguns dos projetos que a equipe CAME desenvolveu em 2017.2. Agradecemos a todos os membros pela proatividade, comprometimento e dedicação que fizeram com que esses e outros projetos pudessem ser realizados com sucesso. O próximo semestre certamente nos trará novidades, muito trabalho em equipe e novos projetos de sucesso!

O CAME deseja a todos um feliz Natal e um próspero ano novo.